Blog Esalqueanos

A logística dentro e fora da porteira (K-RIOBA F10)

26/10/2016 - Por priscilla biancarelli nunes
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11861 views 6 Gostei 6 Não gostei
Que nossos anos na Gloriosa foram alguns dos melhores de nossas vidas, eu não tenho a menor dúvida!

Independente do curso que frequentamos, ouvimos muito esse termo: dentro e fora da porteira.

Alguns cursos (que não era bem o meu caso) tratavam de melhores práticas dentro da porteira. Maquinários agrícolas, melhoramento genético, adubação e outros tantos temas que tenho pouca propriedade de citar perto de tantos talentos que dominam esse assunto por aqui...

Para os economistas (meu caso!) o enfoque era maior fora da porteira. Como comercializar os produtos agrícolas, mercados futuros e tantas outras disciplinas que dividimos também com esalqueanos de outros cursos.

O fato é que, independente se dentro ou fora da porteira, logística é um tema que sempre esteve presente nesses nossos melhores anos!

Eu, particularmente, tive o privilégio de fazer parte do Grupo ESALQ-LOG durante toda a minha graduação e ainda depois dela acabar. Estive ao lado dos melhores profissionais de logística agroindustrial do país, em especial nosso ex-diretor prof. Caixeta! 

7 anos de ESALQ e de ESALQ-LOG foi uma experiência única na minha vida, que guardo com muito carinho!

Já tendo completado meu 1o quinquênio, estou agora empreendendo em marketing digital na área de logística. Entendo que esse meu projeto pessoal é uma forma de agradecer tudo que a Gloriosa me ensinou, compartilhando esse conteúdo para outros tantos que precisam se aprofundar nessa área.

Minha série, "Logística em 2 minutos", tem como objetivo levar conteúdo de logística com linguagem simplificada para as mídias sociais.

Ali, eu falo de logística CCT, de modais de transporte e tantos outros temas que me fascinaram durante meus anos de Gloriosa.

Em especial, reforço que a logística de produtos agrícolas é ainda mais desafiante do que de outros produtos, como os industrializados. 

Grandes volumes, grandes distâncias, perecibilidade, baixo valor agregado e sazonalidade fazem com que nossos profissionais tenham que administrar uma quantidade elevada de variáveis para atingir excelência.

E é isso que faz de nós, frutos da Gloriosa, profissionais diferenciados que trazem tantos bons frutos para o agronegócio brasileiro!

Se você quiser saber mais sobre meu projeto, visite meu blog e curta minha FanPage (prinunes0). Mas saiba que, tudo isso, é apenas o começo!
PUBLIQUE NO BLOG!