Acontece ADEALQ

ESALQ chega ao 115º aniversário

03/06/2016 - Por
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

12501 views 4 Gostei 9 Não gostei
Direção da ESALQ homenageará fundações, associações, serviços e cursos da instituição (crédito: Gerhard Waller)

Três de junho de 1901! Nesta data nascia a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), instituição pública de nível superior que recebe, diariamente, cerca de 2.300 estudantes de graduação e 1.200 pós-graduandos. Instalada em um dos mais belos campi universitários do País, a ESALQ completa nesta sexta-feira, 03 de junho de 2016, seus 115 anos cumprindo sua missão de ensinar, formar cidadãos com capacidade de integrar conhecimento, divulgar tecnologia, fomentar novas técnicas, fazer avançar o horizonte do conhecimento humano colocando-o à disposição da sociedade. A solenidade comemorativa ao 115º ano de fundação da ESALQ acontecerá no Salão Nobre do Edifício Central, às 16h00.

Durante a cerimônia festiva, cursos de graduação e de pós-graduação, fundações, associações, projetos e serviços da Escola serão homenageados pela diretoria da instituição como forma de reconhecimento ao trabalho que estes vem dedicando à instituição no decorrer dos anos. Nesta edição, os tributos serão prestados aos 50 anos de criação dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Ciência Animal e Pastagens e em Economia Aplicada; aos 40 anos de criação da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e da criação do PPG em Microbiologia Agrícola; aos 15 anos de existência do curso de graduação de Ciências dos Alimentos, da Associação dos Docentes Aposentados da ESALQ (Adae), da Divisão de Comunicação da ESALQ (DvComun), do Projeto Equoterapia, e da criação do PPG Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA).

Durante a cerimônia será celebrado também os 10 anos de tombamento do Edifício Central e parte do conjunto que compõem o Campus USP “Luiz de Queiroz” pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Toda a programação será mesclada por apresentações da Orquestra ESALQ e do Grupo Vocal “Luiz de Queiroz”.

Para o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, a instituição chega aos 115 anos com vigor. “Acho que a ESALQ tem uma aura muito positiva, e isso é presumido a partir de uma espécie de sentimento estabelecido na maior parte das pessoas que aqui estão. Docentes, discentes e funcionários possuem uma ligação afetiva e um espírito de positividade com a Escola que colabora com o desenrolar de nossa trajetória em busca da excelência no ensino, na pesquisa e na extensão”.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (MTb 32531) (1º/06/2016)